Diante os termos que são utilizados diariamente na contabilidade, existem alguns que as vezes causam confusão para quem não está ligado a esse meio diretamente. Esse é o caso do balancete de verificação, um termo que muitas vezes é utilizado no âmbito contábil mas nem sempre está claro o que significa.

O balancete é uma demonstração contábil que é gerado comumente pelo setor de contabilidade da empresa, relatando adequadamente todas as contas que estão em movimento na empresa e quanto de recurso ainda está disponível. Esse relatório deve ser elaborado com informações que podem ser cruciais para a saúde financeira da empresa.

COMO ELABORAR UM BALANCETE DE VERIFICAÇÃO?

Geralmente, ele deve ser elaborado antes do Balanço Patrimonial, onde devem constar as contas do patrimônio e os resultados de seus saldos iniciais, movimentações e qual o saldo final. Ele ajuda a analisar corretamente todas as movimentações da empresa e ver onde ocorreram gastos desnecessários.

Ele pode ser utilizado para fins gerenciais, já que todas as informações expostas nele foram retiradas de registros contábeis atualizados. Esse demonstrativo contábil ajuda também na Demonstração do Resultado do Exercício.

COMO ANALISAR ESSE DEMONSTRATIVO?

Para que esse relatório cumpra com sua finalidade, é necessário entender o que deve conter nele e como analisar corretamente os dados que estão expostos nele.

Ele possui uma relação de créditos, onde é possível enxergar as operações de saída da empresa e os débitos, onde são mostradas as entradas. Geralmente, ele é composto pelos seguintes elementos:

COMO CONSTRUIR UM BALANCETE DE VERIFICAÇÃO?

Verifique os seguintes passos para compor seu relatório:

CONCLUSÃO

balancete de verificação ajuda a ter uma visão clara e ampla sobre como está a saúde financeira da empresa. Esse relatório influenciará na tomada de decisões e ajudará a gerar outros relatórios que ajudam a compor uma documentação de dados que podem a ajudar a formar planejamentos e projeções futuras, sempre visando o crescimento e desenvolvimento da empresa, garantindo que ela alcance seu potencial.

Contato via Whatsapp