Já pensou em abrir empresa em Cuiabá? Segundo pesquisa levantada pela Endeavor, Cuiabá faz parte do grupo de melhores cidades para se empreender (ICE 2016). A capital ficou à frente de grandes centros como Salvador, Fortaleza e Belém. Além disso, é considerada uma das cidades mais rápidas para se abrir uma empresa, segundo levantamento feito pela Exame.
Muitas pessoas têm vontade de abrir um negócio próprio e adquirir a tão desejada independência financeira. Porém, grande parte desse grupo tem um medo em comum: a burocracia. Os processos e documentos necessários para começar uma empresa acaba afastando diversas pessoas que sonham em se tornar empreendedores.
Por isso, o Abertura Simples disponibiliza a seguir um passo a passo simplificado de como abrir empresa em Cuiabá sem preocupações. Continue lendo:
Índice
Sobre Cuiabá
A capital do estado de Mato Grosso abriga uma população estimada em 580.489 de habitantes, segundo dados do IBGE. Hoje em dia, a maior parte de sua economia está concentrada no comércio e na industria, principalmente a agroindustria.
Hoje, além das funções político-administrativas, é o pólo industrial, comercial e de serviços do estado. O município conta com importantes centros comerciais, como shoppings e o calcadão no centro histórico. É conhecida como “cidade verde”, devido a sua grande arborização.
Quais os passos para abrir empresa em Cuiabá:
Planejamento
O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.
Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.
A depender desses fatores, pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.
Tipos de atividade
Em seguida, é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:
- Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
- Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.
Tipos de Natureza Jurídica
Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.
Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:
- Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Documentos necessários
Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa em Cuiabá são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Qual o processo para abrir empresa em Cuiabá?
Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário estar cadastrado também na Prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.
Porém, para abrir empresa em Cuiabá, é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.
Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem nesse imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali. É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno. Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.
ABRA SUA EMPRESA COM A GENTE, CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO CONOSCO.