Já pensou em abrir empresa em Cuiabá? Segundo pesquisa levantada pela Endeavor, Cuiabá faz parte do grupo de melhores cidades para se empreender (ICE 2016). A capital ficou à frente de grandes centros como Salvador, Fortaleza e Belém. Além disso, é considerada uma das cidades mais rápidas para se abrir uma empresa, segundo levantamento feito pela Exame.

Muitas pessoas têm vontade de abrir um negócio próprio e adquirir a tão desejada independência financeira. Porém, grande parte desse grupo tem um medo em comum: a burocracia. Os processos e documentos necessários para começar uma empresa acaba afastando diversas pessoas que sonham em se tornar empreendedores.

Por isso, o Abertura Simples disponibiliza a seguir um passo a passo simplificado de como abrir empresa em Cuiabá sem preocupações. Continue lendo:

Sobre Cuiabá

A capital do estado de Mato Grosso abriga uma população estimada em 580.489 de habitantes, segundo dados do IBGE. Hoje em dia, a maior parte de sua economia está concentrada no comércio e na industria, principalmente a agroindustria.

Hoje, além das funções político-administrativas, é o pólo industrial, comercial e de serviços do estado. O município conta com importantes centros comerciais, como shoppings e o calcadão no centro histórico. É conhecida como “cidade verde”, devido a sua grande arborização.

Quais os passos para abrir empresa em Cuiabá:

Planejamento

O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.

Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.

A depender desses fatores, pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.

Tipos de atividade

Em seguida, é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:

Tipos de Natureza Jurídica

Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

Contato via Whatsapp